O requerimento da aposentadoria será feito em documento padrão fornecido pelo Fundo Municipal de Previdência Social, que deverá constar as seguintes informações do segurado:

-Nome;
-Endereço residencial;
-Número da cédula de identidade e do cadastro de pessoas físicas;
-Cargo efetivo;
-Indicação do ente municipal ao qual está vinculado;
-Data de admissão;
-Matricula no Ente municipal;
-Tipo de aposentadoria pretendida.

No ato do requerimento de aposentadoria deverá anexar:

-Cópia da cédula de identidade e do cadastro de pessoas físicas;
-Cópia do Titulo de Eleitor;
-Cópia do Endereço atualizado;
-Cópia da Inscrição do segurado no PIS/PASEP.

O processo de aposentadoria deverá ser complementado com o seguinte documento, que serão fornecidos pelo servidor:

-Certidão de Tempo de Contribuição fornecida pelo INSS, quando o servidor tiver período de trabalho anterior a posse, para averbação no Fundo Municipal de Previdência Social de Nova Xavantina – MT.